Tuesday, July 15, 2008

Viagem pelos Quatro Elementos

No mês passado dei comigo, de um modo absolutamente inesperado, numa viagem intensa e perturbadora pelos quatro elementos... que começou pela água, numa praia desconhecida. A partir daí dirigi-me sempre para oeste, num percurso nada habitual, fascinante e estranho, onde a própria viagem a começar no elemento água era em si mesma muito pouco familiar... mas quem sou eu para decidir, para querer decidir? :)

Lembro-me agora, que havia ainda a considerar a consulta do oráculo do I Ching, que me dizia que a resposta se encontrava a Oeste...






















O ponto seguinte, onde a minha viagem pelos elementos me levou, foi a pedra da serpente alada, no elemento Terra. Quando acariciei a cabeça e uma das asas da serpente, senti a alteração do espaço/tempo de um modo brutal, quase de imediato tive medo e afastei-me... contudo, as imagens mentais e os sentimentos resultantes desse escasso momento estão ainda entranhadas em mim. Uns dias depois, peguei por acaso num livro do Juan Atienza que me falava da simbologia da ave e da serpente. Fiquei perplexa. Não consigo habituar-me a este tipo de estranheza...

















A etapa seguinte foi o Santuário da Senhora da Barca, onde as pedras são magníficas mas, o que mais me impressionou (novamente de um modo completamente inesperado) foi a intensidade do vento, um autêntico vendaval... não me lembro de alguma ver ter sentido uma ventania assim tão forte. Tinha chegado, sem dúvida, ao elemento Ar.

















O último elemento foi o Fogo, num lugar onde esperava a água... mas chegamos quase ao pôr do sol e o brilho do sol marcou o horizonte... Em Finisterra senti uma saudade intensa, deveras intensa.

No comments: