Friday, October 31, 2008

Feliz Samhain e bom Ano Novo!









8 comments:

Ana said...

Mesa fantástica! Eu sei que pela tradição celta se festejava o início o do Ano Novo no dia 1 de Novembro. Mas, uma vez que foi retirado ao ano 10 dias, depois de um certo Papa ter indicado que a seguir ao dia 4 de Outubro viesse o dia 15, pensei que só festejariam a 11 de Novembro, no dia de S. Martinho. Por isso, fiquei um pouco surpreendida por ver este post hoje. :)

Maria said...

Sim, de facto com a reforma do calendário em 1582, pelo papa Gregório XIII, a festividade do 1º de Novembro, passou para o dia 11, sendo essa a razão de ser do nosso tradicional Magusto nessa data, reminiscência da nossa velha festa de Samhain.

Mas, mudanças de calendário à parte, a verdade é que a festa de Samhain está muito ligada à noite de 31 de Outubro e ao dia 1 de Novembro. É um enquadramento destas festas antigas no nosso calendário moderno. Mas como isso já acontece há mesmo muito tempo, podemos dizer que essas datas já fazem parte da tradição. De resto, o calendário de Coligny mostra-nos que o calendário dos celtas estava ordenado segundo um eixo fundamental que ia de Samhain a Beltane, mesmo que Samhain e Beltane fossem em datas ligeiramente diferentes.

Paul Fetan diz que "sendo um facto que o ano celta possuía doze meses lunares, mais um mês intercalar para alcançar o ciclo solar, e que cada mês começava com a lua cheia, as festas de Samain e de Beltaine não calhavam em datas fixas: será mais concreto dizer «na lua cheia mais próxima do 1º de Novembro ou do 1º de Maio»".

Assim, eu reservo sempre a celebração de cariz mais sagrado para o dia da lua cheia. Mas nem por isso deixo de celebrar a noite de 31 de Outubro ou o tradicional Magusto de Samhain a 11 de Novembro. :)

Suevo said...

Comia aquele bolo com uma cruz celtica

Maria said...

Esse estava lá a representar o Lughnasadh. Como era fim de ciclo, relembramos na comida o ano todo... :)

Também havia pão de bolota. ;)

O Galaico said...

Beautifully! Congrats!

Druida do Vento said...

Linda Mesa... A inspiração jorra nessa festa... Awen...

Anonymous said...

Excelente aspecto! Mas o peru não estará fora do contexto?



ariom

Maria said...

O perú está lá porque nós fizemos uma passagem gastronómica pelos 8 festivais da roda do ano. :)