Wednesday, November 26, 2008

Mouras Encantadas

"... A partir das numerosas lendas e dos nomes (pedra dos mouros, casa dos mouros, pedra da moura), por exemplo, demonstra-se que, segundo as crenças populares, que foram gigantes, denominados mouras (no feminino) e mouros (no masculino) (Alonso Romero, 1998, cit. em Lema Suarez, 2006), p. 11), quem construiu os complexos megalíticos, termos esses ligados à raiz céltica *MRVOS, que significa tanto «morto» como «ser sobrenatural» (Benozzo, no prelo c.).
(...) Assim, num quadro de cronologia pré-histórica, pode sublinhar-se que a imagem do «morto» e do «ser sobrenatural» radicada na etimologia céltica de mouro/moura parece reflectir o significado original e autêntico do megalito (...)."

Mario Alienei & Francesco Benozzo
Texto integral aqui

José Leite de Vasconcelos diz-nos ainda que "as Moiras encantadas representarão em parte, assim como os santos e virgens da Igreja Católica, uma assimilação de quaiquer divindades locais".
Texto integral aqui

2 comments:

A Respigadeira said...

Muito interessante este blog.

Na minha terra, ainda existem lendas sobre mouras encantadas. Talvez a origem esteja nos ecos provocados pelos pastores e agricultores que iam trabalhar para os montes. Existem também dois monólitos graníticos, aos quais o povo designou como Castelos. Os mais velhos acreditam que entre as rochas ainda existem potes de ouro que as mouras esconderam.

Beijinhos e continuação de um excelente trabalho.

Maria said...

Olá Clara. :)

Obrigada pela visita, eu também gosto muito do teu blog, que visito já há algum tempo. Encontrei-o através do blog da beta. :)

Beijinhos.