Wednesday, March 03, 2010

A Serração da Velha

Hoje é a terceira quarta-feira da quaresma, noite tradicional da serração da velha.

Teófilo Braga, no seu livro O Povo Portuguez nos seus Costumes, Crenças e Tradições - volume II, de 1885, diz o seguinte: "A Quaresma é representada como uma entidade, e logo que se chega a metade d'este período de sete semanas, faz-se a Serração da Velha. Entre os Árabes, os sete dias de solsticio do inverno são chamados os dias da Velha; Gil Vicente, no Triumpho do Inverno representou o inverno como a Velha, perseguida pelo Maio moço ou o verão." (...) "As cerimonias populares da Serração da Velha variam segundo as localidades; porém sempre na noute da quarta feira da terceira semana da quaresma: celebra-se à luz de archotes, com musica e algazarras, fingindo-se serrar através do corpo uma velha mettida n'um cortiço, e chamada Maria Quaresma. O testamento da velha, enfiada de pulhas em verso de pé quebrado, tem sido por muitas vezes feito e impresso."

E, como é esta a noite, aqui fica a transcrição de um belo testamento da serração da velha.

9 comments:

A Respigadeira said...

A minha terra é uma das poucas aldeias que ainda mantêm esta tradição.

Beijinhos

Maria said...

Olá minha querida! :)

Na próxima serração da velha tenho que me lembrar de te perguntar onde é a tua aldeia... ;)

A Respigadeira said...

Ok! :-D

Maria said...

Já agora, ainda te lembras das fotos do meu círculo de pedras?... Em troca, posso dizer-te onde fica. Acredita, é um lugar que conheces. ;)

Maria said...

Se calhar fica pertinho da tua aldeia...

A Respigadeira said...

:-D Eu também desconfio que andamos pelo mesmos cantos. Depois digo-te por e-mail.

Beijinhos

A Respigadeira said...

Já agora, informo que ontem decorreu a Serração da Velha na minha aldeia. Será que já sabes?
;-)

Maria said...

Ontem? Mas, todas as referências dizem 3ª quarta-feira da Quaresma.

O que falhou na minha contagem? A quarta-feira de cinzas não conta?... fiquei confusa!

A Respigadeira said...

Pois, não sei explicar isso. Mas costumam dizer que é sempre na quarta-feira a meio da Quaresma. Será que se enganaram nas contas?!