Tuesday, June 23, 2020

Noite de S. João

E eis que chegou a noite de S. João. Nenhuma noite se compara a esta, na alegria, na intensidade e na folia. É uma noite de festa como nenhuma outra.

É a noite das mouras e dos seus encantamentos, nas velhas lendas populares. É a noite de todas as purificações, pelo fogo e pela água. Perdidos nas brumas do tempo, chegam-nos os rituais de saltar a fogueira e dos banhos sagrados.

Se agora descemos e subimos avenidas, antigamente corriam-se as fontes, para beber a água sagrada. Era nesta noite que se ia buscar a água para fazer o fermento para o pão, a massa-mãe que entrava no pão de todo o ano, renovada a cada fornada.

Na velha tradição, o orvalho desta noite era único, dando a muitas plantas um cariz mágico. São tantas as benzeduras e sortes das ervas, especialmente aromáticas, que se faziam na noite de S. João, que seria quase impossível enumerá-las todas. Nas cidades prevaleceram os manjericos e o alho-porro, mas não nos podemos esquecer do alecrim e do rosmaninho, do sabugueiro e da macela, da cidreira e da alcachofra, da oliveira e do loureiro, dos ramos de azevinho que se borrifavam com vinho tinto, e de muitas outras plantas e árvores, sendo o feto-real possivelmente a mais misteriosa e prodigiosa de todas elas.

Na memória popular, esta noite é uma noite de divinações e de sortilégios de amor, como nenhuma outra. É uma noite de velhos rituais de fertilidade e de prosperidade. É uma noite de travessuras, sobretudo nos meios rurais. E, naturalmente, é uma noite de de manjares cerimoniais, dos quais ninguém abdica. 

No norte, há ainda a bela tradição das cascatas, o equivalente, no S. João, do presépio natalício.

E muito mais havia a dizer, nem referi as rusgas («rusgas é gente que vai, faz e vem das festas!», como refere a Rusga de S. Vicente) ou os cantares ao desafio, mas já passaram os minutos que tirei para desejar um feliz S. João. É hora de continuar a celebrar a noite que se celebra sempre até ao nascer do sol.

Já agora, adivinham o que eu mais gosto nesta maravilhosa noite de S. João? É precisamente o seu carácter colectivo, uma festa de todos e para todos, verdadeiramente popular, que a torna «um acontecimento festivo sem igual», como referiu Ernesto Veiga de Oliveira.

E pronto. Vamos lá, então, para a folia!

Braga, 23 de junho de 2015.


No comments: