Wednesday, February 15, 2006

Um pensamento de Aldous Huxley

"Estava eu sentado, perto do mar, a ouvir com pouca atenção um amigo meu que falava arrebatadamente de um assunto qualquer, que me era apenas fastidioso. Sem ter consciência disso, pus-me a olhar para uma pequena quantidade de areia que entretanto apanhara com a mão; de súbito vi a beleza requintada de cada um daqueles pequenos grãos; apercebia-me de que cada pequena partícula, em vez de ser desinteressante, era feito de acordo com um padrão geométrico perfeito, com ângulos bem definidos, cada um deles dardejando uma luz intensa; cada um daqueles pequenos cristais tinha o brilho de um arco-íris... Os raios atravessavam-se uns aos outros, constituindo pequenos padrões, duma beleza tal que me deixava sem respiração... Foi então que, subitamente, a minha consciência como que se iluminou por dentro e percebi, duma forma viva, que todo o universo é feito de partículas de material, partículas que por mais desinteressantes ou desprovidas de vida que possam parecer, nunca deixam de estar carregadas daquela beleza intensa e vital. Durante um segundo ou dois, o mundo pareceu-me uma chama de glória. E uma vez extinta essa chama, ficou-me qualquer coisa que nunca mais esqueci que me faz pensar constantemente na beleza que encerra cada um dos mais ínfimos fragmentos de matéria à nossa volta."

The Summer Moon – Bait Gatherers by Charles Lees (1800-1880).


4 comments:

Anonymous said...

"We live together, we act on, and react to, one another; but always and in all circumstances we are by ourselves. The martyrs go hand in hand into the arena; they are crucified alone. Embraced, the lovers desperately try to fuse their insulated ecstasies into a single self-transcendence; in vain. By its very nature every embodied spirit is doomed to suffer and enjoy in solitude. Sensations, feelings, insights, fancies - all these are private and, except through symbols and at second hand, incommunicable. We can pool information about experiences, but never the experiences themselves. From family to nation, every human group is a society of island universes."

Leste "Doors of Perception"?
Eu vou recomeçar. Já tinha lido uma parte, a ver se desta acabo. E "Brave New World"?
Não reconheço de onde é esse pensamento que publicaste no blog, mas sinto que o já conhecia, ou que já o li antes. :)

Maria said...

Não, ainda não li "Doors of Perception". Sim, li o clássico Admirável Mundo Novo, que me marcou muito. Diz-me, não é este um pouco o futuro arrepiante que ele profetizou na década de 30? A existência tende a ser cada vez mais antisséptica e insipida, somos politicamente correctos e indiferentes, dependemos de drogas que controlam o que sentimos... E que dizer das técnicas de manipulação descritas em Retorno ao Admirável Mundo Novo? Não conhecemos a lavagem cerebral, a manipulação química, a influência subliminar?... Olha, eu prefiro ser selvagem! :) A sério, podem dizer o que quiserem de mim, mas uma coisa é certa: não faço parte da carneirada. :)

Anonymous said...

É. É um pouco, a uma escala menor e paralela. Parece-me que tende a o ser mais e mais. Ainda não li o Retorno ao Admirável Mundo Novo. Eu faço parte da carneirada, mas o chip que me está implantado tem, por vezes, curto-circuitos. Sou uma ovelha eléctrica. ;)

Anonymous said...

Dreams, dreams, dreams!

We need dreams, that's it!

Sejam eles quais forem, desde que sejam nossos e os desejemos intensamente. E só buscaremos a companhia de quem os encorajar ou, no mínimo, respeitar.

Otherwise, it's much better to be alone... with dreams to overcome reality!

Quanto ao êxtase de Huxley com os grãos de areia é uma experiência comum a todos nós, afinal. A importância que lhe damos é que varia. Eu contento-me em saber que o Universo é vivo e consciente. Melhor ainda, que sou por esse Poder amado.

Ah! Mas experimentá-lo a cada momento é muitíssimo superior a apenas reconhecê-lo.

Anyway... my dreams keep me away from most people I know. E o interessante é que, mais uma vez, a mera aparência é ilusória. Nada se pode julgar jamais pelo exterior, porque o que conta deveras é a transformação que os actos provocam no nosso interior. E eu preciso urgentemente de aprender a disciplina e o desapego - do sucesso e do inêxito - que o terrivelmente difícil mundo dos mercados financeiros proporciona.

I'm a market monk now, and I study the inner beauty of its fractal movements, as it dances and whirls around... time and time again...

For in everything there is that wonder that Aldous saw in those tiny grains of sand. But you have to look from the inside, that is why most people can never understand another's dreams and visions. Cause we are the ones who live and believe them for good!

And if I am the leprechaun, where is my pot of gold? Somewhere very near and I am reaching for it each and every day!

The gold of the heart and also every other abundance due to each human being, for Lords of the Universe we are... I AM!!!

Still sadness creeps in sometimes. I guess I haven't been thankful enough for all I've got and humbleness is the true companion of power...

And I don't miss no one, but my Angel and this dream of inner success and peace. Not just for me but to share with others. She would be so very happy if She knew... She does!!!

Thank You!

Rui