Thursday, July 24, 2008

Convite para Lughnasadh

Celebraremos Lughnasadh entre 1 e 2 de Agosto. É a festa de Lugh, guerreiro solar. É um momento para invocarmos o arquétipo de Lugh, do guerreiro que há em nós, da coragem e da alegria de um dia de sol intenso, onde somos fortes e vitoriosos.

Outro nome do festival é Lammas, que segundo creio significa a massa de Lugh. E isso deve-se ao costume de se colherem os primeiros grãos e fazer um pão que era dividido entre todos. Os nossos ancestrais faziam um pão comunitário, que era consagrado junto com o vinho e repartido dentro do círculo. Sendo esta festividade também chamada A Festa do Pão.

Onde está o nosso costume ancestral de partilhar o pão? Onde está a nossa generosidade quase arquetípica?...

Este é o primeiro dos três festivais da colheita. É um tempo para agradecer, festejar e partilhar o nosso pão... E é para isso que vos convidamos: para partilharem o nosso pão.

Resta só uma pergunta: onde será? Possivelmente em Viana, no monte de Santa Luzia. Porquê em Santa Luzia? Porque é um dos sítios desde sempre dedicados a Lugh, neste caso na sua vertente feminina, Lusina ou Luzia. A Igreja Católica mudou um pouco os rótulos, cristianizou os montes, mas os antigos lugares de poder continuam lá... inteiros!

Se quiserem juntar-se a nós, acreditem que serão bem-vindos! Mandem-me um mail para combinarmos alguns pormenores: triskelzinho@gmail.com

Assim, terminamos repetindo os votos de outros anos:
Que Lugh seja o sol na tua face nua, sem máscaras e sem medos... e que também a tua alma se inflame de amor pela luz, pela coragem e pela generosidade.

2 comments:

Anonymous said...

"E é para isso que vos convidamos: para partilharem o nosso pão"??
Na ultima ceia tambem se partilhou o pao...penso que a partilha de tal pao e tudo o que lhe está subjacente nao se deve fazer com desconhecidos...seria melhor dar o pao desconhecidamente a desconhecidos.**Boa Sorte na sua peregrinaçao...

Anonymous said...

http://www.abra.org.pt/html/