Monday, September 17, 2018

Tentando voltar ao caminho

Sinto que devo voltar a escrever acerca do corpo da tribo. Mas eu já não tenho as palavras. Também eu sou, cada vez mais, intrinsecamente turista. E quando somos turistas não encontramos a memória da paisagem, que também não nos diz a cada passo quem nós somos.

De resto, quando eu percorro a paisagem, que é o corpo da minha tribo, eu não tenho conceitos, só experiências. Mas quererei falar delas, em público? Não estarei já farta dos meus patéticos espectáculos de vaudeville?...

Hmm, talvez eu não tenha nada contra o vaudeville e o que me aborreça seja o pressuposto da narrativa explicada. Bem, se não explicada, pelo menos algo com sentido, o que acarreta ainda o cansativo desdobramento entre actor e expectador.

Eu estou a mudar de pele, a entrar cada vez mais no meu novo eu: nocturno, onírico e abstracto. Já nem sequer quero ser compreendida. Por que razão me preocupo ainda com tudo isso?

Talvez por, no fundo, ainda persistir a convicção de que o único espaço onde eu faço falta é no corpo da minha tribo, onde talvez eu ainda seja capaz de abrir novos caminhos. E eu simplesmente não sou capaz de me afastar, quando faço falta.

Assim, em qualquer momento, haverá um verdadeiro regresso e eu estarei de novo no caminho, voltarei a peregrinar.

Nas minhas peregrinações, eu nunca procurei a reconstrução, que nunca deixaria de ser algo novo, por maior que fosse a sua beleza. Eu sempre quis encontrar o que ainda era original, mesmo que estivesse esquecido e cheio de entulho.


5 comments:

Anonymous said...

I enjoy reading an article that can make people think. Also, many thanks for allowing for me to comment!

Anonymous said...

Thank you for some other great article. The place else
may just anyone get that type of info in such an ideal manner of writing?
I have a presentation subsequent week, and I am at the search for
such info.

Maria said...

Sorry, I have no idea. But if you find it, please let me know. :)

Anonymous said...

I have been exploring for a little bit for any high-quality articles or weblog posts on this
sort of space . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this web site.
Studying this information So i'm happy to show that I've
an incredibly good uncanny feeling I came upon just what I needed.
I so much without a doubt will make certain to don?t put out of
your mind this web site and give it a glance regularly.

Anonymous said...

May I just say what a relief to discover someone who genuinely
knows what they are discussing over the internet.
You actually know how to bring an issue to light and make it
important. A lot more people have to read this and understand this side of the story.
I was surprised that you are not more popular since you surely have
the gift.