Já noutro post fiz referência a estas velhas orações populares: http://peregrinar.blogspot.com/2010/02/outeiro.html
Contudo, hoje gostava de partilhar convosco uma bela oração de proteção, recolhida por Consiglieri Pedroso em Briteiros, Guimarães.
Oca, marnoca,
Três vezes oca;
Pé no pé,
Freio na boca.
Tista com tista,
Três vezes tista,
S. Pedro, S. Paulo, S. João Evangelista
Derredor da nossa casa assista.
Consiglieri Pedroso, Contribuições para uma Mitologia Popular Portuguesa e outros Escritos Etnográficos, Pub. Dom Quixote, Lisboa, 1988, pp 268.
Nas Constituições do Bispado de Évora, de 1534, proibe-se o uso de palavras innotas. Teófilo Braga, no seu livro O Povo Portuguez nos seus Costumes, Crenças e Tradições diz que o poder das palavras é tanto maior quanto ellas são mais desconhecidas. No mesmo livro faz-se referência ao Sermão de Santo Eloy, do século VII, onde se diz expressamente que nenhum christão ligue credito ás rimas nem aos cantos magicos, porque são obra do diabo.
Não devemos esquecer que feitiço é uma palavra sagrada que produz um encantamento. Vejamos, a este respeito, a definição de Nostradamus: o feitiço é uma fórmula em verso ou em prosa medida, à qual se atribui a virtude de perturbar a ordem da natureza. O encantamento é a acção de pronunciar essa fórmula.
Nostradamus, Excellent et Moult Utile Opuscule, 1555.
Incantation by Carleton Grant (1860-1930).
2 comments:
Ótimo texto Maria!!!
Pois é, particularmente tenho me voltado para o estudo de línguas antigas, além de outras coisas, justamente pelo poder dos sons. Enfim, sobre os deuses da Galécia fiz uma compilação que foi postada na lista Recons Ibero-Céltica e que postei aqui (o fórum está em construção ainda, nem sequer o divulguei, estou sem tempo):
http://recons-iberoceltica.forumeiros.com/f41-deuses-e-deusas
(a parte sobre os deuses do site senakokredima será corrigida/atualizada por este trabalho que ainda estou fazendo)
Um abração!
Olá Marcílio! :)
Parabéns pelo teu trabalho sobre os deuses da Galécia, é um texto excelente!!!
Já agora, permite-me que divulge também o teu site senakokredima, que é já um dos meus sites favoritos:
http://sites.google.com/site/senakokredima/
Abraço!
Post a Comment